fbpx

Informações Relevantes

Aqui você encontra sons e soluções, não inutilidades!

DESCRIÇÕES E OPINIÕES SOBRES OS CI’s QUE USAMOS EM NOSSAS MODS

JRC4558D – Fabricado pela Japan Radio Corporation (JRC). Usado nos TS808s e TS9s originais.  A Ibanez após algum tempo alterou o chip usado em seus pedais. O JRC4558D é na verdade um chip muito barato que não é considerado Hi-Fi e foi escolhido por causa do seu baixo custo e não pelo timbre. Por ironia do destino soava ótimo quando usado no circuito original do Tube Screamers. Este CI tem um ganho um pouco mais suave que o RC4558P, considerado um chip mais Hi-Fi. Gosto do JRC4558D em circuitos como o do SD-1, possui ganho mais suave nas pontas altas e ajuda a compensar o “cabelo extra” no ganho do SD-1. Em um Tube Screamer  prefiro o RC4558P, dependendo do mod aplicada, seu circuito produz um ganho mais suave e o RC4558P por ser um pouco mais duro que o “D”, coloca o efeito mais na MIX

JRC4558DD –Fabricado pela Japan Radio Corporation (JRC). Este CI possui uma pouco mais de ganho e soa mais suave nas frequencias altas do que o JRC4558D (note que um tem “DD” s). O JRC4558DD possui uma estrutura de ganho mais suave com um leve arredondamento nas altas. Este chip “DD” soa surpreendentemente bom em um SD-1. Este CI você encontrará na maioria dos SD-1s e TS7s, é uma boa opção tb para nossa SD-808 MOD. Experimente, acrdito que vá concordar. A MOD SD-808 tem uma extremidade superior mais clara com um ganho mais “cabeludo”, o JRC4558DD domará as altas do SD-808, se seu amplificador for muito brilhante, este CI poderá ajudar bem.

RC4558P– Fabricado pela Texas Instruments. Também usado nos TS808s e TS9s originais. A Ibanez após algum tempo os substituiu em seus pedais. O RC4558P é um CI de baixo custo, mas considerado um pouco mais Hi-Fi do que o JRC4558D… soa muito bem em um circuito Tube Screamer. São ainda muito populares hoje em dia e possuem excelente timbre, muito similar ao tom do JRC4558D, com apenas um pouco mais de pontas.

RC4559P – Fabricado pela Texas Instruments, este CI de baixoíssimo ruído é bem mais Hi-Fi que seu irmão RC4558P, o EQ e a estrutura de ganho são diferentes do RC4558P. Gosto desse chip por causa do baixo ruído e detalhamento donoro quando usado em um GE-7, também gosto em um SD-1 e Tube Screamer, ele altera o EQ do ganho e ajuda a domar os médios em um Tube Screamer.

LF353 – Fabricado pela Texas Instruments, possui um timbre  semelhante ao JRC4558D e RC4558P, talvez com um pouco menos de ganho, mas com excelente timbre e consistência nos harmônicos, as diferenças sutis, mas bem perceptíveis para ouvidos treinados ou rebuscados. Este CI soa muito bem nos Tube Screamer, Daddy-O, SD-1, CE-2, CE-3 e CS-9. è um CI muito popular entre os modificadores de pedais.

NE5532 – Fabricado pela Texas Instruments, também possui caracteristicas sonoras semelhantes ao JRC4558D e RC4558P, porém é mais Hi-Fi com menor ruído, realmente gosto do timbre e do tipo de ganho produzido por ele, e de certa forma me agrada mais do que os JRC4558D ou RC4558P… possui um ganho rico e suave com nuances bem doces. também muito popular entre os modificadores de pedal.

TL072– Fabricado pela Texas Instruments, segue a linha sonora dos JRC4558D e RC4558P. porém é mais interessante e complexo que qualquer outro chip que instalamos em nossas mods, possui harmônicos muito definidos, especialmente em maior volume. Usado nos KLON e Marshalls, Este CI é bem Hi-Fi, com baixo ruído e uma ótima estrutura de ganho.

OPA2134PA– Originalmente feito pela Burr Brown (agora fabricado pela Texas Instruments). Este é o CI com a sonoridade mais rebuscada e detalhada que usamos em nossas modificações, é muito popular entre os audiófilos por seu baixo ruído e excelentes propriedades sonoras, estas 2 características fazem dele uma escolha unânime entre os Customizadores que priorizam  a alta qualidade de componentes. Gosto especialmente deste CI em um Boss SD-1 e DS-1, possui muito mais de presença e abertura queos JRC4558D ou RC4558P, além de ser mais limpo e possuir uma equalização mais plana, o que o torna um ótimo chip para domar os médios de circuitos tipo TS/SD… seu ganho é muito rico e definido, com excelentes harmônicos e detalhes tonais. Você não pode errar com este chip., é “altamente recomendado”.

LM1458 ou MC1458 Estes são essencialmente o mesmo chip e para mim soam idênticos. Alguns desses CIs estão ficando cada vez mais difíceis de encontrar. O 1458 é uma versão Dual Opamp do famoso LM741, este é o chip que foi originalmente usado no famoso DOD Gray 250, uso o LM1458 ou MC1458 nas DOD 250 / YJM308 Mod. Estes chips são soam muito bem nas reedições dos DOD 250 / YJM308.

LM308N – Fabricado pela National Semiconductor. Se você quiser aquele timbre quente “RAT Vintage” que tornou o RAT um dos pedais de overdrive/distortion mais populares de todos os tempos, então precisará substituir o OPO7DP  do seu pedal, por um deste. O LM308N dará ao circuito uma estrutura de ganho gorda, muito quente, porém suave e definida.